1616 - Armand Jean Du Pleiss, futuro Cardeal de Richelieu e primeiro-ministro de Luís XIII, inicia a ascensão, integrando o conselho de regência de Maria de Médicis.
1888 - William Bundy, joalheiro nova-iorquino, Estados Unidos, inventa o primeiro relógio de ponto.
1910 - Morre, com 82 anos, o escritor russo Lev Nikolayevich, Leo Tolstoy, autor de "Anna Karenina" (1875-1877) e "Guerra e Paz" (1865-1869).
- Francisco Madero inicia a revolução mexicana contra o regime de Porfirio Diaz.
- Fundação do Victória Foot-ball Club, Vitória de Setúbal.
1917 - É proclamada a criação da República Nacional Ucraniana.
1924 - As autoridades turcas esmagam a revolta curda.
1945 - Começa, no Tribunal de Nuremberga, Alemanha, o julgamento de 24 dirigentes nazis, acusados de crimes de guerra contra a humanidade.
1950 - É constituída a Federação de Ginástica de Portugal sob a forma de associação sem fins lucrativos e dotada de utilidade pública.
1959 - É proclamada pela Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas n.º 1386 (XIV), a Declaração dos Direitos da Criança.
- É criada em Estocolmo, Suécia, a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), pelos sete membros fundadores, a Áustria, Dinamarca, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e Reino Unido para promover uma cooperação económica mais estreita e o livre comércio na Europa.
1963 - É inaugurado o serviço telefónico automático entre Lisboa e o Porto.
1969 - A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) acolhe o Manifesto de Lusaca, Zâmbia, de apoio à independência dos povos africanos e repúdio da guerra, da Cimeira da Organização da Unidade Africana (OUA).
1975 - O VI Governo Provisório português, presidido por Pinheiro de Azevedo, suspende as atividades por "falta de condições de segurança.
- O Conselho da Revolução substitui Otelo Saraiva de Carvalho por Vasco Lourenço, do chamado Grupo dos Nove, no comando da Região Militar de Lisboa.
- Morre, com 82 anos, o ditador espanhol general Francisco Franco.
1980 - As Nações Unidas apelam à URSS, pela segunda vez, para a retirada das tropas do Afeganistão.
1987 – A Assembleia Geral das Nações Unidas analisa oito resoluções relacionadas com as políticas de 'apartheid' do Governo da África do Sul. Duas delas exigem, entre outros pontos, a libertação de Nelson Mandela, então detido há 25 anos, tendo Portugal votado a favor de uma e contra outra.
- Morre, com 52 anos, a atriz portuguesa Ivone Silva. Estreou-se no teatro ABC com a peça Vamos à Festa, em 1966 o Prémio de Imprensa para a Melhor Atriz de Teatro Ligeiro.
1988 - Aurora Cunha vence a maratona de Tóquio, Japão em 2:31.26 horas.
1989 - A Assembleia Geral das Nações Unidas adota a Convenção sobre os Direitos da Criança, e declara esta data Dia Universal da Criança.
- O Presidente da Roménia, Nicolae Ceau?escu, rejeita o movimento de reformas nos países do leste europeu.
1991 – O Presidente da República Mário Soares, inaugura o heliporto de Salemas, Loures, Lisboa, preparado para funcionar 24 horas por dia, simultaneamente, como base dos serviços de transportes não regulares de pessoas e bens, por helicóptero e como apoio aos serviços de manutenção e reparação de helicópteros.
1992 - Xanana Gusmão, líder da resistência timorense, é detido em Díli, pela polícia do regime de Jacarta.
1994 - O ministro das Relações Exteriores de Angola, Venâncio de Moura e o secretário-geral da UNITA, Eugénio Manuvakola, assinam, em Lusaca, Zâmbia, um Protocolo de Paz e de reconciliação nacional.
1997 - O Iraque aceita o regresso dos inspetores de desarmamento da comissão especial da ONU, incluindo os norte-americanos.
1999 - Morre, com 91 anos, o político italiano Amintore Fanfani, fundador da Democracia Cristã.
2002 - A mancha negra do fuel óleo do petroleiro Prestige chega a 25 milhas a norte da Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa e a 140 milhas de Caminha.
- A Comissão Conjunta de supervisão dos acordos de paz de Lusaca, Zâmbia, para Angola recomenda, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), o levantamento das sanções à União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA).
2003 - Atentados suicidas em Istambul contra interesses britânicos. Morrem 27 pessoas, entre as quais o cônsul-geral do Reino Unido, Roger Short, e a diplomata Lisa Hallworth.
- Morre o costureiro e perfumista italiano Loris Azzaro. Aos 70 anos.
2004 - O Presidente da República, Jorge Sampaio, veta a proposta de constituição do Gabinete de Comunicação e Informação do Governo de Pedro Santana Lopes.
2005 - O primeiro-ministro israelita Ariel Sharon abandona o partido conservador Likud, depois de Partido Trabalhista romper coligação, e pede a dissolução do Parlamento para a convocação de eleições antecipadas.
- Sai o primeiro bilhete vencedor em Portugal do Euromilhões, registado num quiosque em Moreira de Cónegos.
2006 – O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, preside ao lançamento da Associação Empresários pela Inclusão Social, em Lisboa.
- Um antigo aluno de 18 anos fere 27 pessoas numa escola Geschwister, na cidade de Emsdetten, noroeste da Alemanha, próximo da fronteira com a Holanda, e suicida-se com explosivos.
- Morre, com 81 anos, Robert Altman, realizador norte-americano, autor de “MASH”, Nashville”, “O Jogador” e de “Bastidores da Rádio”. Em 2006 é distinguido com um Óscar honorário pela Academia norte-americana de Artes e Ciências Cinematográficas.
2007 - Centenas de milhares de funcionários públicos paralisam em França e juntam-se aos ferroviários em greve há uma semana, aumentando a contestação às medidas sociais consideradas indispensáveis pelo Presidente Nicolas Sarkozy para reformar o país.
- Morre, aos 100 anos, o trompetista norte-americano Ernest "Doc" Paulin, o músico mais idoso de jazz tradicional de Nova Orleans, em Marrero, na Louisiana.
- Morre, com 88 anos, o antigo primeiro-ministro da ex-Rodésia Ian Smith, cujo governo declarou ilegalmente a independência do domínio britânico.
2008 - Os 27 membros da união Europeia chegam a acordo, após 14 horas de negociações, sobre a revisão intercalar da Política Agrícola Comum, que prevê um aumento progressivo das quotas leiteiras e uma diminuição dos apoios diretos à produção.
2009 - Gripe A H1N1. A Noruega deteta uma mutação do vírus pandémico H1N1 em três casos, anuncia a Organização Mundial de Saúde (OMS).
- Morre, aos 74 anos, Jeanne-Claude Denat de Guillebon, artista plástica francesa, mulher e parceira profissional do criador de origem búlgara Christo Javacheff.
- Morre, com 82 anos, Elizabeth Söderstrom, soprano sueca, intérprete privilegiada de Richard Strauss.
2010 - Pela primeira vez um Papa admite a utilização do preservativo “em certos casos”, desde que “para reduzir os riscos de contaminação” do vírus da sida. A declaração é do Papa Bento XVI.
- Morre, com 93 anos, Joaquim Gomes, deputado e dirigente comunista, coorganizador da fuga de uma dezena de militantes e dirigentes do PCP da prisão do Forte de Peniche.
2011 - O Partido Popular (PP) espanhol, liderado por Mariano Rajoy, obtém uma maioria absoluta nas eleições legislativas de Espanha ao eleger 186 deputados contra 110 conseguidos pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) liderado por Alfredo Rubalcaba.
2013 - O Parlamento Europeu aprova a reforma da Política Agrícola Comum com novas regras para o período 2014-2020 e que garante um pacote financeiro de cerca de oito mil milhões de euros a Portugal.
2014 - Morre Alfredo Barbosa, antigo selecionador português de atletismo. Aos 70 anos.
- Morre, com 88 anos, Cayetana Fitz-James Stuart, duquesa de Alba.
2015 - O parlamento português aprova na generalidade a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, iniciativas rejeitadas na anterior legislatura.
2016 - O tenista britânico Andy Murray conquista pela primeira vez o ATP World Tour Finals, antes designado como Masters, ao bater o sérvio Novak Djokovic na final, o que lhe garante acabar o ano como número 1, em Londres, Inglaterra.
- O piloto Tiago Monteiro (Honda) torna-se no primeiro português a ganhar a Corrida da Guia do Grande Prémio de Macau, China.
- Morre, com 88 anos, o escritor irlandês William Trevor Cox, autor de “Depois da chuva”.
- Morre, aos 90 anos, Constantine Stephanopoulos, que cumpriu dois mandatos como Presidente da Grécia (1995-2005).
2017 - Morre, aos 64 anos, o polaco Janusz Wojcik, antigo treinador que levou a seleção de futebol da Polónia à medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.
2020 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decreta a renovação do estado de emergência em Portugal por mais 15 dias, até às 23:59 de 08 de dezembro, para permitir medidas de contenção da epidemia de covid-19.
- Os deputados aprovam o aumento extraordinário de 10 euros para as pensões até 658 euros que será pago a partir de 01 de janeiro, segundo uma proposta do PCP de alteração ao Orçamento do Estado para 2021.
- A proposta de alteração do PAN ao Orçamento do Estado para 2021 sobre transparência no financiamento público a fundações, associações e outras entidades privadas é aprovada com votos a favor de todas as bancadas à exceção do PS.
2021 - Espanha revalida o título europeu de hóquei em patins, ao derrotar a França por 2-1, após prolongamento, na final do 54.º Campeonato da Europa, em Paredes, somando o 18.º cetro continental, em paredes, Porto.
- Morre, aos 102 anos, Nini Remartinez, cantora e atriz, um dos primeiros nomes da rádio em Portugal com a irmã, Fernanda, formou o duo musical Irmãs Remartinez. Em 2008, foi agraciada com a Medalha de Mérito Municipal, grau ouro, da Câmara de Lisboa.
- Morre, com 81 anos, Edmundo Silva, músico, viola baixo dos Sheikes, banda portuguesa do yé-yé nos anos 1960.
- Morre, aos 95 anos, Carlos Ribeiro, médico, antigo bastonário da Ordem dos Médicos, membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e diretor do Serviço de Tratamento Intensivo para Coronários do Hospital de Santa Maria. Foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
2022 - Morre, aos 93 anos, Hebe de Bonafini, ativista e defensora dos Direitos Humanos argentina, fundadora e presidente da associação Mães de Praça Maio (Madres de Plaza de Maio).
2023 - Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), é nomeado para presidir à Associação de Ligas Europeias (EL), na assembleia geral extraordinária da EL em Nyon, Suíça.