25 de Julho de 2024
CHEGA indignado com falta de soluções para idosos no Faial
Incentivo

jornalincentivo@gmail.com
401

Os 14 utentes da Residência Sénior HP nos Cedros terão de procurar outra solução até dia 31 de julho.

A notícia tem circulado nas últimas semanas e motivou uma visita dos deputados do CHEGA às instalações da Residência.

Os proprietários daquele lar privado, Hélia Pacheco e José Ilídio Borges, optaram por encerrar a atividade depois de em 2023 lhes ter sido negado um protocolo com o Governo Regional, adianta o partido num comunicado distribuído à comunicação social.

Esse protocolo iria permitir mensalidades mais baixas por parte dos utentes, mas para tanto não havia enquadramento legal, uma vez que se trata de uma entidade privada.

A Santa Casa da Misericórdia da Horta mostrou algum interesse em ficar com o espaço devidamente equipado, mas sem ajuda do Governo não poderia assumir esse compromisso, explica o comunicado.

Para o líder parlamentar do CHEGA, José Pacheco, “esta é mais uma situação em que o Estado continua a querer mandar em tudo e em todos. Louvo a coragem dos proprietários que quando não conseguiram soluções com o Estado decidiram encerrar o espaço. E estão no seu direito de tomar esta decisão”.

“Agora”, continua o parlamentar, “cabe ao Governo Regional arranjar soluções para estes 14 idosos até 31 de julho. A senhora secretária da Saúde já disse aos proprietários que são eles que têm de arranjar soluções. Mas eles arranjaram: vão encerrar a porta”.

Os deputados do CHEGA alertam que no Faial não existe capacidade instalada para receber os 14 idosos, tendo já as famílias dos utentes sido atempadamente informadas da situação, mas continuam sem solução para os seus familiares.

“Investe-se um milhão e meio de euros noutros lares noutras ilhas e aqui não se quer fazer esse investimento, quando o lar já tem todas as condições e os idosos são bem tratados. Não se percebe porquê. Além disso, se não há vagas noutros lares, que solução tem o Governo para estes 14 idosos que aqui se encontram?”, questiona José Pacheco.

Para o líder parlamentar do CHEGA este novo Governo Regional “desilude-nos constantemente porque deixa-se cair nas armadilhas do socialismo, em que o Estado tem de ser dono de tudo. Se há uma cooperação possível com um privado, porque não fazê-la?”, questiona.

Os 14 utentes da Residência Sénior HP nos Cedros terão de procurar outra solução até dia 31 de julho.

A notícia tem circulado nas últimas semanas e motivou uma visita dos deputados do CHEGA às instalações da Residência.

Os proprietários daquele lar privado, Hélia Pacheco e José…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Presidente do CESA diz que os Açores precisam de aumentar receitas próprias
.
ADELIAÇOR comemora 30 anos
.
Matriz a Mexer
.
Funcionários da Assembleia Regional ganham mais 40% de salário
.