A ADELIAÇOR – Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores completa hoje 30 anos de vida.
O seu currículo é prova das atividades desenvolvidas pela Associação, criada no longínquo dia 5 de setembro de 1994, com sede na Horta, cujo objeto social é o apoio à promoção do desenvolvimento local nas ilhas de São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, da Região Autónoma dos Açores.
Na sequência da sua criação, a ADELIAÇOR deu início ao processo de elaboração de uma Estratégia de Desenvolvimento Local integrada para as cinco ilhas da sua zona de intervenção e respetiva candidatura à gestão do PIC LEADER II, cuja creditação decorreu em 1996, resultando na convergência de objetivos e fortalecendo a ideia de um desenvolvimento sustentado do meio rural.
Posteriormente, entre 2001 e 2023, foi responsável pela gestão de vários programas de desenvolvimento rural, nomeadamente: PIC LEADER+ (2001-2008) e PRORURAL (2009-2014).
Em 2017 deu início à gestão do Programa MAR2020, enquanto Grupo de Ação Local costeiro, na vertente marítima e da pesca.
Atualmente, e para além da gestão do PRORURAL+, é responsável pela gestão do MAR2030 (DLBC) e já se encontra selecionada para a gestão do PEPAC LEADER.
Para além da sua sede sita à Rua do Pasteleiro na Ilha do Faial, possui ainda gabinetes locais na Madalena do Pico e nas Velas de São Jorge.
Ao longo deste percurso a ADELIAÇOR tem procurado projetar uma imagem positiva do território, dos saberes fazeres e dos produtos locais de qualidade, seja através de iniciativas diversas individuais ou em parceria com outras associações de desenvolvimento local, seja pela representação de técnicos e membros diretivos, em eventos que visam sobretudo a aquisição de competências e troca de experiências que se traduzem numa mais-valia para o território.
A ADELIAÇOR tem realizado diferentes atividades tais como sejam a promoção e dinamização das capacidades de investimento local, desenvolvimento de projetos de cooperação em áreas diversas (turismo, artesanato, animação cultural, gastronomia, produtos locais), promoção da formação, organização de serviços de documentação e participação em redes de informação, inventariação de recursos e elaboração de estudos.
O 30º aniversário da ADELIAÇOR será celebrado hoje na ilha do Faial com uma sessão solene, seguida de um momento musical e jantar destinado aos associados e restantes convidados.