Foi recentemente notícia o atraso do Hospital da Horta no pagamento de reembolsos a doentes deslocados.
O assunto foi levantado pela RTP Açores, no final do mês de julho, e tem circulado nas redes sociais, mas ainda não está resolvido. Na ocasião Teresa Ribeiro, presidente do conselho de administração do Hospital, declarou que os pagamentos começariam a ser efetuados na semana seguinte, o que não veio a acontecer.
No plenário da Assembleia Regional, que decorre na Horta, o Partido Socialista apresentou um voto de protesto sobre o assunto. A discussão foi acalorada mas o resultado muito pouco esclarecedor. O voto acabou por ser aprovado por maioria.
A verdade é que há doentes que aguardam desde janeiro os seus reembolsos.
A secretária regional da Saúde aproveitou o debate na Assembleia, durante a manhã de hoje, para informar que foi publicada uma portaria, na sexta-feira passada, autorizando a transferência de 120 mil euros para o Hospital da Horta com destino ao pagamento dos reembolsos.
Disse também que já foram pagos, ou estavam em pagamento, cerca de 70 mil euros.
Curiosamente a portaria foi publicada e o dinheiro transferido exatamente nas vésperas de começar um plenário da Assembleia.
Perante a existência de um requerimento do PS, que não foi respondido pelo Governo, Mónica Seidi apressou-se a dar solução a parte do problema para, quando, em plenário, fosse confrontada com o assunto, já ter uma resposta.
No entanto, como referido no início desta notícia, o assunto ficou muito longe de ser esclarecido.
O INCENTIVO contatou o Hospital da Horta no sentido de saber, depois da receção dos 120 mil euros destinados aos reembolsos, quanto ficava ainda por pagar, mas não obteve resposta.
Perante a falta de esclarecimentos do Hospital, neste momento é impossível saber quantos utentes aguardam reembolso e, liquidados os 120 mil euros, quanto fica ainda por pagar.