O Presidente da Câmara Municipal da Horta informou hoje, em comunicado, que o Município já investiu mais de um milhão de euros do seu orçamento em habitação e não recebeu qualquer verba do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
Para o autarca, esta circunstância "está a condicionar as etapas seguintes", tendo solicitado ao Governo da República maior celeridade nas respostas ao Município e na assinatura dos contratos com vista à construção e reabilitação de habitações na ilha do Faial.
Carlos Ferreira deslocou-se ontem à Secretaria de Estado da Habitação para uma reunião sobre os projetos do Município para suprir as lacunas habitacionais na ilha do Faial.
O resultado da reunião não é cohecido. O comunicado do Gabinete do Presidente é omisso quanto a este particular. Não se sabe quais são os principais obstáculos à assinatura dos contratos, como também não se fica a saber se há a perspetiva de os mesmos virem a ser ultrapassados brevemente.
O comunicado adianta ainda que Carlos Ferreira elencou as diligências realizadas ao longo dos últimos três anos pela Câmara Municipal da Horta, designadamente a elaboração da Estratégia Local de Habitação, aquisição de terrenos, desenvolvimento de projetos de execução e, nalguns casos, o lançamento dos concursos públicos para a construção.
“São processos de grande dimensão e complexidade, aos quais nos temos dedicado com todas as nossas forças, pois acreditamos que o Município pode desempenhar um papel central em matéria de habitação”, afirma.