O mês que agora se inicia deverá trazer aos portos açorianos cerca de 16 escalas de navios de cruzeiro, metade das quais serão concretizadas por navios que primam por elevados padrões de luxo a bordo.
Logo na primeira semana de outubro, destaque para a estreia do ultraluxuoso “Silver Whisper”, navio que nos dias 3, 4 e 5, deverá visitar as ilhas Terceira, Faial e S. Miguel, respetivamente. A presente viagem começou a 30 de setembro, em Lisboa, e durante 15 dias vai efetuar várias escalas em três arquipélagos atlânticos – Açores, Madeira e Canárias, numa clara dinâmica potenciadora da recém-criada Região Atlântica.
Construído nos estaleiros Mariotti, em Génova, na Itália, o navio da Silversea Cruises possui 190 metros de comprimento, 25 metros de boca, 6 metros de calado e 28 mil toneladas de arqueação bruta. Disponibiliza 194 cabines, todas suítes com varanda, que na sua capacidade máxima, podem acomodar 382 passageiros.
Destina-se a um mercado muito seleto, que privilegia o luxo, destinos de eleição, a excelente gastronomia, um serviço altamente qualificado e que visa desfrutar de um ambiente sofisticado e de verdadeiro bem-estar. Ao contrário das mega construções da atualidade, os passageiros que viajam nestes paquetes são aqueles que mais contribuem para a economia local e valorizam o que de melhor temos para oferecer.
São cada vez mais comuns visitas de navios de armadores de referência aos Açores. Regent Seven Seas, Hapag Lloyd, Ritz Carlton, Oceania Cruises ou esta Silversea Cruises são alguns dos nomes mais comuns que visitam as nossas ilhas. Num futuro próximo, Seabourn Cruise Line, Explora Journeys ou Orient Express SilenSeas vão integrar os Açores nas suas rotas atlânticas. No presente ano, o segmento de luxo e ultra luxo já representa 23% do total das escalas agendadas/registadas nos Açores.