03 de Outubro de 2024
Bombeiros dos Açores com aumentos salariais de 7% este ano e 4% em 2025
Lusa

Autor do Artigo
333

Os bombeiros ao serviço das associações humanitárias dos Açores vão ter um aumento salarial de 7% ainda este ano e de 4% em 2025, anunciou hoje o Governo Regional.

“Após um esforço significativo” por parte do Governo Regional e das associações humanitárias de bombeiros voluntários, “foi possível alcançar um projeto de alteração da portaria das condições de trabalho que acolhe a necessária, e viável, valorização remuneratória dos bombeiros”, refere o secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, citado numa nota do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).

No comunicado, o executivo adianta que o acordo foi alcançado na quarta-feira, em Angra do Heroísmo, na terceira reunião da comissão técnica constituída para a atualização da portaria das condições de trabalho para os trabalhadores integrados nas carreiras de oficial bombeiro e de bombeiro ao serviço das associações humanitárias de bombeiros voluntários dos Açores.

Para além dos aumentos salariais, será ainda atualizado o valor do suplemento mensal de técnico de ambulância de socorro em 8,3%, as diuturnidades em 7,14% e o número de diuturnidades é aumentado de cinco para seis.

Alonso Miguel salienta que “estas alterações, no seu conjunto, significam, para os anos de 2024 e 2025, um aumento salarial mensal muito significativo, superior a 100 euros na base da carreira, concretamente na categoria de bombeiro de terceira classe, valor que se repercute nas categorias superiores e respetivas diuturnidades”.

O governante considera ainda que a atualização salarial acordada, “para além de valorizar o início da carreira de bombeiro”, visa também “assegurar um reposicionamento justo das várias categorias, com o objetivo de tornar a progressão na carreira mais aliciante ao longo do tempo”.

Numa nota enviada na quarta-feira, a Federação de Bombeiros da Região Autónoma dos Açores (FBRAA) refere que a atualização salarial “vai ao encontro das pretensões dos bombeiros, demonstrada em julho passado, aquando da harmonização de posições entre associações e os mesmos”.

A FBRAA indica ainda que este mês “é expectável a aprovação do Estatuto Social do Bombeiro Voluntário dos Açores, bem como o modelo de financiamento das associações”, o que “permitirá reforçar as condições de trabalho dos bombeiros e garantir a consolidação das contas”.

De acordo com a federação, este tem sido “um trabalho hercúleo”, que “tem encontrado, junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, logo Governo Regional dos Açores, os parceiros certos para corresponder aos anseios dos bombeiros”.

Os bombeiros ao serviço das associações humanitárias dos Açores vão ter um aumento salarial de 7% ainda este ano e de 4% em 2025, anunciou hoje o Governo Regional.

“Após um esforço significativo” por parte do Governo Regional e das associações humanitárias de bombeiros volunt&…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Grupo Aeroporto do Pico reitera que ampliação da pista "é possível"
.
Navio de investigação dos Açores lançado ao mar para ser ativo da região e do país
.
Portugal em “situação crítica” por apoios sociais não subirem com preços
.
Hotelaria estima ocupação de 40% no Natal e 60% na Passagem de Ano
.