20 de Novembro de 2024
Empresas do setor público dos Açores com dívida financeira de 766 ME
Lusa

Autor do Artigo
126

As entidades do setor público empresarial dos Açores têm, no total, uma dívida financeira de 766 milhões e o grupo de aviação SATA contraiu um empréstimo de 30 milhões de euros em agosto, foi hoje revelado.

Em resposta a um requerimento do PS, consultado pela agência Lusa, o Governo dos Açores adianta que a dívida financeira do setor público empresarial da região é de 766 milhões de euros (dados do final de setembro).

A elétrica açoriana EDA com 321 milhões de euros de dívida e o grupo SATA com mais de 255 milhões de euros são as empresas públicas açorianas com os maiores passivos financeiros.

No grupo de aviação regional, a SATA Holding regista uma dívida financeira de 200 milhões, a SATA Air Açores (responsável pelas ligações interilhas) de 55 milhões e a Azores Internacional (que liga o arquipélago ao exterior) de 223 mil euros.

A empresa Portos dos Açores e a Lotaçor apresentaram uma dívida financeira de 149 e 21 milhões de euros, superior à da Ilhas de Valor (9,9 milhões) e à Atlânticoline (2,9 milhões).

No requerimento, o Governo dos Açores revela ainda que a SATA contraiu um empréstimo de 30 milhões de euros em 23 de agosto junto da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores com a “finalidade de reforço de tesouraria” e mediante a garantia de uma carta de conforto do executivo açoriano.

Por sua vez, a Porto dos Açores realizou um empréstimo de 20 milhões de euros no Banco Português de Investimento para efeitos de “refinanciamento de dívida”.

Em junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo medidas como uma reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de controlo (51%).

O Grupo SATA apresentou um resultado negativo de cerca de 45 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, apesar do aumento de passageiros transportados e de receitas geradas. Só a Azores Airlines (antiga SATA Internacional), teve um prejuízo de 38 milhões de euros no mesmo período.

As entidades do setor público empresarial dos Açores têm, no total, uma dívida financeira de 766 milhões e o grupo de aviação SATA contraiu um empréstimo de 30 milhões de euros em agosto, foi hoje revelado.

Em resposta a um requerimento do PS, consultado pela agência Lusa, o Governo dos Aço…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Ex-secretário regional do Mar e Pescas acusado de difamação agravada
.
Açorianos com Cartão Interjovem têm viagens interilhas em dezembro a 21€ ida e volta
.
Apresentação pública do programa educativo “Amar”
.
Mar profundo dos Açores em vídeo
.