Uma peregrinação de toda a ilha à Praia do Almoxarife marca o início do Ano Jubilar na ilha do Faial.
A abertura ocorre no dia 29 de dezembro, data da Solenidade da Sagrada Família.
Para assinalar este momento a Ouvidoria da Horta divulgou uma nota convidando toda comunidade faialenses a participar nesta ocasião, que terá como ponto de concentração o Império da Trindade naquela freguesia, pelas 15h00.
Neste dia, esta será a única celebração eucarística na ilha do Faial. Seguir-se-á uma procissão e a Solene Eucaristia na Igreja Jubilar da ilha do Faial com a presença dos sacerdotes, movimentos e serviços pastorais e leigos.
A abertura do Ano Jubilar marca a caminhada de um ano que tem como mote a Esperança e que terminará a 28 de dezembro. O Ano Santo, que o Papa Francisco proclamou através da Bula Spes non confundit (A Esperança não engana), “será uma oportunidade para reavivar a esperança cristã e fazê-la transbordar para o mundo”, como salientou D. Armando Esteves Domingues na carta que escreveu a abrir a publicação do Projeto Pastoral Diocesano 2024/2025.
Em cada Igreja Jubilar da diocese de Angra será disponibilizado um pequeno folheto com uma mensagem do Bispo diocesano, seguida de uma reflexão breve sobre o Jubileu e os seus sinais concretos - Peregrinação, Reconciliação, Oração, Liturgia, Profissão de Fé e Indulgência.