No decorrer do mês de janeiro, a Câmara prevê criar um parque de estacionamento provisório, situado na antiga Rua do Arco, em terreno da Casa Manuel de Arriaga.
De acordo com uma nota divulgada hoje pela autarquia, esta bolsa de estacionamento provisório será criada para substituir o parque provisório da Rua de Jesus, cuja empreitada de construção de nove habitações arrancará este mês.
“A Câmara Municipal da Horta agradece à Direção Regional da Cultura a disponibilidade para ceder temporariamente o espaço, no sentido de contribuir para o bem-estar da população, tentando, dessa forma, minimizar alguns dos transtornos causados pelo decurso da obra”, afirma Carlos Ferreira.
O presidente adianta ainda que esta solução não inviabiliza o futuro de reconstituição dos jardins da Casa Manuel de Arriaga. “Esta utilização provisória durante as obras na Rua de Jesus é uma alternativa de estacionamento e não implica o abandono, por parte do Governo Regional dos Açores, do projeto dos jardins da Casa Manuel de Arriaga, idealizado pela Associação de Antigos Alunos Liceu da Horta”.
A nova bolsa de estacionamento resulta de uma medida para fazer face às dificuldades de estacionamento na zona central da cidade e junta-se assim aos parques de estacionamento provisórios criados em março de 2023 para o mesmo fim, nomeadamente o Parque de São Bento e o Parque situado no Largo do Carmo, ambos com capacidade para 50 viaturas.
A Câmara não tem ainda definida a capacidade do novo parque, o que só deverá acontecer após as obras de adequação do espaço à sua nova função.