10 de Janeiro de 2025
Sorteio de Natal da Câmara do Comércio deixa senhas atrás
Rui Gonçalves

rui.incentivo@gmail.com
371
Organização não foi competente e revela fragilidades

Um post colocado esta semana na rede social Facebook veio levantar questões sobre o Sorteio de Natal da Câmara do Comércio realizado no passado dia 5.

Já depois do sorteio foram identificadas senhas no interior da caixa colocada no estabelecimento Bico Doce, em Castelo Branco.

A denúncia, que foi trazida a público por Vítor Mota, levou a um esclarecimento na mesma rede social por parte do presidente da Câmara do Comércio.

O texto de Francisco Rosa é no entanto pouco claro, o que adensou as dúvidas sobre o procedimento da instituição em relação ao sorteio.

O sorteio foi inicialmente marcado pela Câmara do Comércio para o Dia de Reis, 6 de janeiro.

Quando saiu a programação da Câmara Municipal, o Encontro de Ranchos foi anunciado para o dia 5, momento no qual seria realizado o sorteio da Câmara do Comércio.

No esclarecimento que publicou no Facebook, Francisco Rosa diz que “o agendamento do encontro de Ranchos de Natal foi antecipado para o domingo anterior, 5/1/2025, conforme agenda do Município da Horta”.

Na verdade o Encontro de Ranchos não foi antecipado porque nunca esteve marcado para o dia 6.

Questionado pelo INCENTIVO sobre a sua afirmação acima citada, Francisco Rosa assumiu que mandou sair os cartazes com a data de 6 de janeiro, sem confirmação da Câmara Municipal, apenas porque era tradicional fazer o sorteio no Dia de Reis. Mas negou que tivesse atribuído a responsabilidade à Câmara Municipal, posição que o texto do esclarecimento não autoriza.

A verdade é que, no cartaz afixado na urna exibe o Dia de Reis, 6 de janeiro, como o dia do sorteio, tal como se verifica na fotografia de Vítor Mota.

Quanto ao assunto de haver senhas que não foram consideradas no sorteio, Francisco Rosa garantiu ao INCENTIVO que “todas as senhas entraram na tômbola do sorteio”.

Explicou que a última recolha foi realizada por volta da hora do almoço do domingo, dia do sorteio.

O regulamento estipula que “para apuramento dos premiados, serão consideradas todas as senhas que constem nas urnas para o efeito e ali depositadas até ao dia do sorteio, inclusive”.  Contudo não identifica a hora.

Como as caixas onde eram depositadas as senhas foram deixadas onde estavam, nomeadamente a do Bico Doce da Lombega, isso pode ter levado a que tenham sido ainda introduzidas senhas antes da hora do sorteio, que teve lugar ao fim da tarde, ou alguém, não tão bem informado, ter introduzido senhas já depois do sorteio. Com a agravante do mesmo ter sido inicialmente anunciado para o dia 6.

A justificação do presidente da Câmara do Comércio para as urnas não terem sido retiradas dos estabelecimentos no domingo é que os caixotes não cabiam no seu carro, uma vez que foi ele próprio a fazer a recolha na hora de almoço de domingo, dia 5. Até parece que os estabelecimentos em causa não têm armazém onde pudessem ser recolhidas as urnas.

Depois de lido o esclarecimento de Francisco Rosa no Facebook, e depois das suas declarações ao INCENTIVO, conclui-se que o processo do Sorteio de Natal deste ano não correu de forma escorreita.

Um post colocado esta semana na rede social Facebook veio levantar questões sobre o Sorteio de Natal da Câmara do Comércio realizado no passado dia 5.

Já depois do sorteio foram identificadas senhas no interior da caixa colocada no estabelecimento Bico Doce, em Castelo Branco.

A denúncia, que foi trazida a público por Vítor Mota, levou a um esclarecimento na mesma rede so…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Taxa de inflação fixa-se nos 3% em dezembro e 2,4% no conjunto de 2024
.
Pescadores dos Açores pedem mais meios financeiros para evitar desgraça do setor
.
Açores criam exceções para uso de herbicidas com glifosato em espaços públicos
.
SATA pretende poupar 65 ME com plano de sustentabilidade financeira
.