O Governo dos Açores pretende criar uma comissão de recrutamento e seleção para a administração pública regional para assegurar “maior transparência e isenção”, não descartando entendimentos com o PS sobre a matéria.
Na apresentação das conclusões do Conselho do Governo Regional desta semana, o secretário da Agricultura adiantou que o executivo aprovou uma proposta de decreto legislativo para criar a comissão de recrutamento e seleção para a administração pública dos Açores.
“Nós apresentámos a mesma proposta que já tínhamos apresentado no âmbito do XIII Governo em 2023. A proposta deu entrada na assembleia, mas depois, como é sabido, houve um processo eleitoral e todos os diplomas em apreciação caíram”, afirmou António Ventura, falando nas Velas, em São Jorge.
E acrescentou: “O Governo Regional, como fazia parte do programa eleitoral, apresenta uma comissão de recrutamento e seleção da administração pública regional. Estamos a cumprir”.
Com a proposta, o executivo açoriano pretende “introduzir maior transparência, isenção, rigor e independência a um procedimento que pretende selecionar o melhor perfil para o lugar na administração pública”, criando uma comissão independente para recrutar os dirigentes intermédios.