O Rali Ilha Azul – Cidade Mar, a segunda prova a contar para o Campeonato dos Açores de Ralis, vai para a estrada a 9 e 10 de maio, na ilha do Faial, com o patrocínio da Câmara Municipal da Horta.
A prova, organizada pelo Clube Automóvel do Faial (CAF), foi apresentada publicamente em conferência de imprensa, esta segunda-feira, e tem como grande novidade a mudança do local do pódio, que será instalado na Praça do Mar, na Avenida Marginal.
“Esta edição do Ilha Azul – Cidade Mar arranca na quinta-feira, dia 8 de maio, com a apresentação das equipas, que este ano se irá realizar na nossa Frente Mar, e que também irá acolher a cerimónia final da consagração dos pilotos, ao final da tarde de sábado”, explicou Luís Costa, presidente do CAF.
O dirigente apelou aos amantes do desporto motorizado, para que “cumpram as delimitações existentes” durante a prova e “respeitem as recomendações dos comissários de estrada” e deixou uma palavra de apreço aos pilotos.
“Estamos bem cientes das dificuldades que cada vez mais sentem para poderem se apresentar nestas provas, mas esta Direção está, como sempre esteve, e na medida das suas possibilidades, disposta a apoiar a sua participação nos eventos por nós organizados”, frisou.
Luís Costa aproveitou a ocasião para prestar homenagem ao antigo presidente do CAF, Bento Leonardo, recentemente falecido, pelo trabalho realizado em prol do desporto motorizado, não apenas no Faial, mas a nível regional.
O presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, realçou, por outro lado, o apoio que o município tem garantido ao desporto na ilha do Faial, sobretudo em eventos de grande projeção, como o Rali Ilha Azul – Cidade Mar.
“Este rali, um dos maiores eventos desportivos do concelho, com ampla projeção regional e nacional, conta, pelo segundo ano consecutivo, com a Câmara Municipal da Horta como patrocinadora oficial. Uma parceria que nos orgulha e que reflete o compromisso com o desenvolvimento desportivo, económico e social da nossa ilha”, destacou o autarca.
Carlos Ferreira realçou também a importância que a Frente Mar irá ter no Rali Ilha Azul, onde será instalado o pódio, local que, na sua opinião irá ajudar a “projetar a Horta como capital do mar dos Açores” e cidade “com maior projeção atlântica” da região.
Já Mário Jorge Silva, diretor de prova, disse esperar uma boa lista de inscritos para o Rali Ilha Azul – Cidade Mar, atendendo aos elogios que os troços de terra do Faial têm conseguido conquistar, ao longo dos anos.
“Nós temos uma grande expectativa, quanto à lista de inscritos. Acho que vai ser uma lista com vários motivos de interesse. Vai dignificar, sem dúvida, o rali”, realçou Mário Jorge Silva, recordando que o CAF “tem sido elogiado” pelas autoridades desportivas e pelos pilotos, em termos de organização.
O diretor de prova realçou também a “qualidade dos troços” e o traçado do Rali Ilha Azul, que considerou serem parte do “sucesso” desta competição: “mexer naquilo que está bom, podia ser pior a emenda que o soneto”.
O 36º Rali Ilha Azul – Cidade Mar arranca no dia 9 de maio, com a habitual super-especial da Praia do Almoxarife, prosseguindo no dia seguinte com oito provas especiais, que incluem duas passagens pelos troços Caldeira/Canada Larga, Caminho do Goulart/Trupes, Serra da Feteira/Praia do Norte e Vulcão dos Capelinhos/Varadouro, num percurso de 80 km’s.