© Jornal Incentivo

Principais acontecimentos registados no dia 16 de outubro, Dia Mundial da Anestesiologia, Dia Mundial da Alimentação, Dia Mundial da Coluna, Dia Mundial do Pão e Dia Mundial da Resolução de Conflitos:

1311 – A extinção da Ordem dos Templários dá origem à portuguesa Ordem de Cristo.

1544 – O cientista Pedro Nunes inaugura a cadeira de Matemática na Universidade de Coimbra.

1679 – Nasce o compositor checo Jan Dismas Zelenka.

1769 – Sebastião José de Carvalho e Melo é feito Marquês de Pombal.

1793 – A rainha francesa Maria Antonieta, de 37 anos, é decapitada.

1854 – Nasce o escritor inglês de origem irlandesa Oscar Wilde, autor, entre outros, de “O Retrato de Dorian Gray” e “A Balada do Cárcere de Reading”.

1890 – Nasce o líder irlandês Michael Collins, cofundador do Exército Republicano Irlandês (IRA) e signatário do tratado que estabelece a independência da República da Irlanda.

1907 – Marconi inaugura o serviço radiotelegráfico regular entre a Europa e a América.

1916 – É aberta a primeira clínica de apoio ao controlo da gravidez, por Margaret Sanger, em Nova Iorque, Estados Unidos.

1919 – Aterra na pista da Amadora, em Lisboa, um avião Breguet XIV, levando a bordo os aviadores militares António Maya e Lello Portela, no termo do primeiro voo Paris – Lisboa, com escala em Bordéus e nos arredores de Madrid. O voo tem a duração de oito horas e vinte e sete minutos, percorrendo 1248 quilómetros.

1921 – Sai “O Comunista”, o primeiro jornal do Partido Comunista Português.

1925 – São rubricados os Tratado de Locarno, Suíça, de garantia mútua entre a Alemanha, Bélgica, França, Grã-Bretanha e Itália resultantes da Grande Guerra de 1914-1918 e assinados em Londres a 01 de dezembro.

1927 – Nasce o escritor alemão Günter Grass, autor de “O Tambor”, Prémio Nobel da Literatura em 1999.

1939 – II Guerra Mundial. São expulsas as populações não germânicas dos territórios polacos anexados pela Alemanha nazi de Hitler.

1940 – II Guerra Mundial. Os Estados Unidos proíbem o envio de aço e ferro para o Japão.

1945 – É fundada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), na cidade de Quebeque, Canadá.

1962 – Começa a crise dos mísseis entre os Estados Unidos e a União Soviética (URSS). Fotografias aéreas confirmam a existência de uma base de lançamento em Cuba.

1964 – A China testa a sua primeira bomba atómica em Lop Nur.

1973 – A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) reconhece o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) como representante legítimo do povo da Guiné-Bissau e condena a ocupação de Portugal.

– O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao secretário de Estado da Administração Nixon, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho, que o recusa.

1978 – Karol Wojtyla, cardeal polaco e arcebispo de Cracóvia, é eleito Papa, com o nome de João Paulo II. É o primeiro papa polaco e o primeiro não italiano desde 1522.

1982 – Morre, com 40 anos, Adriano Correia de Oliveira, músico e cantor, um dos mais importantes e decisivos intérpretes do fado de Coimbra e do chamado movimento “baladeiro” na resistência à ditadura.

– Os Estados Unidos ameaçam suspender os pagamentos às Nações Unidas e retirar-se da respetiva Assembleia Geral se for votada a expulsão de Israel.

1985 – Os restos mortais do escritor Fernando Pessoa são trasladados para os claustros do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

1986 – O Prémio Nobel da Economia é atribuído ao norte-americano James McGill Buchanan, pelo seu desenvolvimento das bases contratuais e constitucionais para a teoria da tomada de decisão económica e política.

– O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao nigeriano Wole Soyinka, autor de “Os Intérpretes”.

1988 – Morre, aos 82 anos, Emídio Santana, diretor do jornal A Batalha, jornal histórico do movimento anarquista português.

1989 – Morre, com 54 anos, o escritor e ensaísta jugoslavo Danilo Kiš, autor de “A Enciclopédia dos Mortos”.

– É proibido o comércio internacional de marfim, carne e pele de elefante, ao abrigo da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens em Perigo.

– É constituída a Federação de Triatlo de Portugal, substituindo a Associação Portuguesa de Triatlo.

1990 – O Prémio Nobel da Economia é atribuído aos norte-americanos Harry Markowitz, Merton Miller e William Sharpe.

– Morre, com 71 anos, o músico e compositor norte-americano Art Blakey, líder dos Jazz Messengers.

1991 – O Prémio Nobel da Química é concedido ao suíço Richard R. Ernst, pela contribuição para o desenvolvimento da metodologia de espetroscopia de ressonância magnética nuclear de alta resolução (RMN).

– O Prémio Nobel da Física é atribuído ao francês Pierre Gilles de Genmes, pela descoberta sobre o ordenamento de moléculas em cristais líquidos e polímeros.

1992 – O Prémio Nobel da Paz é atribuído à guatemalteca Rigoberta Menchu Tum, pelo seu trabalho na defesa dos povos nativos da Guatemala.

1994 – A Finlândia aprova, em referendo, a adesão à União Europeia.

1995 – Realiza-se a “marcha de um milhão de homens”, junto ao Capitólio, em Washington, a maior manifestação negra nos Estados Unidos, convocada pelo líder da “Nação do Islão”, Louis Farrakhan.

1996 – O Senado australiano aprova por unanimidade a moção a favor da autodeterminação de Timor-Leste.

– O jogo de apuramento para o Mundial de 1998 entre a Guatemala e a Costa Rica acaba em tragédia. Foram vendidos mais de 60 mil bilhetes para o jogo, que se iria realizar no Estádio Mateo Flores cuja capacidade era de 45 mil espetadores. Com a superlotação, 84 adeptos acabam por morrer asfixiados e mais de 150 ficam feridos.

1998 – O Prémio Nobel da Paz é atribuído aos irlandeses David Trimble e John Hume, lideres dos Partidos Trabalhista e Unionista da Irlanda do Norte, protagonistas do processo de paz.

– O antigo Presidente do Chile Augusto Pinochet é detido pela polícia britânica na sequência do pedido de extradição emitido pelo juiz Baltazar Garzón, pela morte de cidadãos espanhóis durante a ditadura chilena.

– É inaugurado o Parque das Nações, em Lisboa.

1999 – Morre, aos 47 anos, Luís Sá, deputado, membro da comissão política do PCP.

2000 – O Banco Comercial Português (BCP) incorpora o Banco Mello e o Banco Pinto & Sotto Mayor.

2002 – É inaugurada a nova biblioteca de Alexandria, no Egito.

2003 – O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprova o projeto de resolução dos Estados Unidos sobre o Iraque, que autoriza o estacionamento de uma força multinacional sob comando norte-americano.

– Morre, aos 91 anos, António Ferrer Correia, antigo presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, reitor honorário da Universidade de Coimbra.

2004 – Estreia oficial do futebolista Messi no FC Barcelona.

2005 – Morre, com 74 anos, o arquiteto Pádua Ramos.

2006 – Um grupo de manifestantes ocupa o Teatro Rivoli, no Porto, e fecha as instalações, contestando os planos de privatização da sala. A ocupação dura quatro dias, até à intervenção da polícia.

– A China ergue uma barreira de arame farpado na fronteira com a Coreia do Norte, após um teste nuclear anunciado por Pyongyang, para impedir a saída de refugiados.

2007 – A escritora irlandesa Anne Enright é distinguida com o Man Booker Prize, o mais importante galardão literário atribuído no Reino Unido, pelo seu livro “The Gathering”.

2008 – A proposta de lei do Governo das garantias de 20 mil milhões de euros às operações de financiamento de bancos é aprovada na Assembleia da República com os votos do PS, PSD e CDS-PP, os votos contra do PCP, Bloco de Esquerda e PEV e a abstenção de Manuel Alegre (PS).

2011 – Morre, aos 33 anos, o piloto britânico Dan Wheldon, depois de um acidente que envolveu 15 carros na 12.ª volta do Grande Prémio de Las Vegas de Fórmula Indy. Dan Wheldon conquistou o campeonato Indy em 2005, além de ter vencido duas vezes as 500 Milhas de Indianápolis (2005 e 2011).

2012 – Cristiano Ronaldo torna-se o mais jovem futebolista de sempre a atingir as 100 internacionalizações “AA”, aos 27 anos, oito meses e 22 dias, num jogo com a Irlanda do Norte no estádio do Dragão, Porto.

2014 – O Governo aprova em Conselho de Ministros as propostas de lei que alteram o código do IRS e a reforma da Fiscalidade Verde.

2015 – José Sócrates, em prisão preventiva desde 25 de novembro de 2014, é colocado em prisão domiciliária. O primeiro chefe do Governo a ser detido preventivamente em Portugal, indiciado por corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, esteve em prisão preventiva 288 dias e em prisão domiciliária durante 42 dias.

– O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anuncia que a União Europeia (UE) chegou a acordo com a Turquia sobre um plano de ação comum para as migrações. Os chefes de Estado e de Governo da UE e da Turquia concordam em pôr fim à migração irregular da Turquia para a UE e, em contrapartida, Bruxelas compromete-se a acelerar as negociações sobre os vistos para cidadãos turcos.

2016 – O PS conquista nova maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, ao conseguir eleger 30 deputados do total de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional.

2019 – Maria Martins vence a medalha de bronze no ‘scratch’ feminino dos Europeus de ciclismo de pista, em Apeldoorn, Países Baixos.

2020 – Covid-19. Portugal regista 2.608 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e 21 mortos.

– A Assembleia da República aprova alterações ao regime da contratação pública, fixando em 750 mil euros o limite máximo para haver dispensa de concurso em contratos financiados por fundos europeus.

2021 – A judoca portuguesa Bárbara Timo conquista a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial.

– Espanha sagra-se campeã europeia de hóquei em patins feminino pela sétima vez, depois de bater Portugal por 5-3 numa final disputada no Pavilhão Municipal do Luso, na Mealhada.

– Morre, com 94 anos, Achille Perilli, pintor italiano, mestre da arte abstrata italiana, conhecido como “o pintor das geometrias impossíveis”.

– Morre, aos 83 anos, Ronnie Tutt, músico norte-americano, lendário baterista que durante anos acompanhou Elvis Presley.

2022 – Morre, aos 81 anos, o espanhol Cláudio Biern Boyd, guionista, animador, realizador e empresário espanhol, fundador do estúdio de animação BRB Internacional, criador de séries de animação como “Dartacão e os Três Moscãoteiros”, “David, o Gnomo” e “A volta ao Mundo em 80 dias de Willy Fog”, entre outras.

2023 – Morre, aos 86 anos, Martti Ahtisaari, antigo Presidente da Finlândia (1994 – 2000), mediador da paz global galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 2008. Exerceu as funções de embaixador na Tanzânia, Zâmbia e Somália e depois nas Nações Unidas em Nova Iorque, Estados Unidos.

2024 – Morre, aos 59 anos, Emídio Fernando, jornalista, foi diretor do jornal Tal&Qual e fundador do 24 Horas. Em Angola, fundou o jornal Nova Gazeta, do qual foi editor executivo, e dirigiu a Rádio Essencial.

– Morre, aos 83 anos, António Sena, artista plástico, a sua obra está representada em coleções portuguesas e estrangeiras como a do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu de Serralves, do Museu Nacional de Arte Contemporânea e da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, da Culturgest, da Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa.

– Morre, aos 31 anos, Liam Payne, compositor e guitarrista britânico, antigo membro da banda inglesa One Direction.

=============

×

Adblock Detectado

Ajude-nos desactivando a extensão AdBlocker do seu browser para o nosso website.