© Jornal Incentivo

Homenagem Póstuma a Mário Augusto Medeiros

por Incentivo
1,9K visualizações

É com grande sentimento e admiração que presto esta sentida homenagem a Mário Augusto Medeiros, nascido a 16 de dezembro de 1948, no lugar do Monte, freguesia da Candelária.

Desde muito jovem, entregou-se às lides do mar — um caminho de esforço, coragem e dedicação que viria a marcar a sua vida e a de muitos com quem trabalhou.

Recordo, com estima, um episódio que ele próprio contou, e que ficou como marco no início da sua carreira marítima: “Numa terça-feira do mês de março, eu, o meu pai e o meu primo José Augusto dirigimo-nos, de manhã cedo, ao porto do Calhau para arriar o barco e irmos ao Faial. Chegámos ao porto, mas o Mestre Manuel Inácio não apareceu. Resultado: regressar a casa sem viagem.

Ao subir a ladeira do porto, o meu pai disse-nos: ‘É uma vergonha! Dois rapazes novos… porque não vão ao Faial e inscrevem-se na Capitania da Horta para tirarem a carta de Mestre (Arrais de Pesca)’.

Assim começou, de forma mais determinada, a carreira do Mestre Mário no mar.”

Com o passar dos anos, o Mestre Mário demonstrou um profundo compromisso com a sua profissão. Possuidor de uma vasta experiência, era conhecido pela sua capacidade de liderança, sentido de responsabilidade e grande empatia. Estava sempre pronto a encontrar soluções e a cumprir, com dedicação, as suas obrigações.

No convívio diário, foi sempre um bom camarada. Deixa-nos o exemplo de uma vida vivida com integridade e paixão pelo mar.

À sua memória, presto a minha mais sincera homenagem e agradecimento.

Um Amigo,
José António Libório

Leia também

Deixe um comentário

×

Adblock Detectado

Ajude-nos desactivando a extensão AdBlocker do seu browser para o nosso website.